segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Do RPG, Big Bang Theory, e Live Crepúsculo

Então... Mais um dos meus títulos compostos....

Estranhamente vejo o RPG ganhar cada vez mais espaço. Aliás, vejo todo pessoal nerd ganhar mais espaço, nos mais diferentes setores. Ainda que eu rejeite a alcunha nerd peremptoriamente nas suas mais diversas interpretações (sejam elas pejorativas ou não) vejo que a media em geral começou a perceber esta "fatia de mercado".

O exemplo mais direto e claro disso nos dias atuais é a estereotipada, mas hilariante, The Big Bang Theory, seriado recentemente exibido na TV à cabo do Brasil. Pude dar gargalhadas descompromissadas com os últimos capítulos que assisti. O que mais me surpreende é que a maioria de nós (vulgos nerds), apesar de indignarem-se pela forma como são retratados na TV, vangloriam-se por serem finalmente mostrados de modo razoavelmente fidedigno. E eu me incluo entre eles. Talvez o fenômeno emo tenha contribuído para essa abertura, mas isso não vem ao caso. Sinceramente, fico feliz de mostrarem o quão estranho nós somos, e o quão legais e divertidos podemos ser.

Acho que uma das maiores habilidades nerds é fato de rir de nós mesmos sem o mínimo pudor. Mais importante é ver uma legião de pessoas assistindo, rindo e vindo comentar comigo. Talvez o mais legal é eu dizer que muito do que está ali eu vivo diariamente. Cara, eu me divirto muito! Felizmente (ou não) o mito nerd vai ser desmistificado na TV. Que bom. O mito vai embora e já vai tarde.

Voltando ao RPG, um número crescente de pessoas tem procurado os jogos de interpretação. Ao contrário do que as editoras vem dizendo por aí, o RPG vem crescendo no Brasil e no mundo. O curioso é a forma com que isso está ocorrendo. Grupos vão se formando e, aos poucos, criando seus próprios universos, independente do sistema usado. O advento da internet contribuiu definitivamente para isso, mas acho que principalmente devido a a falta de criatividade que atinge atualmente roteiristas, escritores e os demais criativos da área. Exemplo digno de nota, ainda que extremamente narcisista, é o nosso grupo.

Elder fez praticamente uma homenagem a todos nós quando criou a sua aventura, com a ajuda do Assamita, baseado nos diversos personagens que foram uados ao longo destes anos. Mesmo que ele tenha diminuído a importância deste passo, confesso a emoção que senti ao ouvir uma das histórias que criei e pela qual nutro carinho significativo, sendo contada pelo meu amigo Ventrue. Um certo arrepio percorreu a minha espinha ao saber que uma dúzia de orcs gritavam Barak Uldur. Eu sei que é estranho mas você pode ter uma idéia do que estou falando aqui.

O significado maior de ter sua história contada para um "contador de histórias" é ouví-la na boca de outro. Essa talvez seja a glória suprema. É como se um filho desgarrado retornasse a sua casa feliz e contente. Diferente é claro, mas ainda assim sua criança. E que boa sensação. Por isso, voltei com tudo com meus escritos, minha vontade de contar histórias e ouví-las.

Por isso também apóio o Live Action Crepúsculo de Porto Alegre. Ainda que eu esteja chegando um pouco atrasado quero participar sim. E contribuir acrescentando uma ou outra história.

É bom estar de volta. Nossos comerciais, por favor.

3 comentários:

  1. Hehe, acho que tu ia mesmo ter gostado da aventura. Eu e o Elder descobrimos que é muito mais legal mestrar a dois. The Big Bang é muito viciante, é muito bom poder rir de um cara fantasiado de Efeito Dopler. O Crepúsculo Live é uma ótima iniciativa do pessoal de Porto Alegre, um live action que deu certo usando um sistema criado no Brasil. Quem puder, é só dar uma olhada no orkut ou no blog do live. Whalie, continua escrevendo, a gente tarda pra responder mas não falha....
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Também acho que tu ia gostar da aventura, vamos ver se a gente não dá um jeito de tu e outros que não jogaram jogarem ela.

    Sim, o seriado é muito bom e a musiquinha muito contagiante.

    Se tu continuar escrevendo, vou continuar a ler. Se parar de novo, paramos nós também. Abraço e tenta escrever.

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim... The Big Bang Theory é bem divertida. Mas acredito que, infelizmente, não irá muito longe... Nerds não são populares para ficarem muito tempo com o status de pop.
    =P

    ResponderExcluir