sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Del Debbio, Superpop e Iluminatis

Olha, provavelmente este foi o título mais estranho que eu já escrevi, certamente muito mais pelo Superpop que pelo restante.

Bom, o Del Debbio muita gente do meio RPGístico conhece e dispensa maiores apresentações. Ele publica uma coluna no blog sedentario.org, a Teoria da Conspiração. Lá ele fala sobre muita coisa interessante, as quais só lendo para ter sua opinião a respeito. Qualquer coisa que disser aqui certamente vai influenciar você.

O fato é que o Del Debbio foi convidado para participar do Superpop, um programa de auditório da RedeTV, que passa na TV Pampa aqui no Sul, para falar sobre Iluminati. Ele iria debater o assunto com outros convidados, entre eles o mais conhecido e famigerado Padre Quevedo. Mais detalhes aqui. Com sorte, alguém gravou e botou isso no YouTube já. Pois é... Eu também fiquei mais assustado do que esperançoso. Mas não me michei e fui assistir. Chamei o Veybi também. Afinal, tenho que admitir que antes mesmo do debate começar, eu e o Veybi já estávamos do lado do Del Debbio. Pô, o cara é RPGista e cabeça raspada.. Como a gente! Só pode ser gente fina! :)

Quando começou a chamada introdutória do assunto fiquei meio apavorado... Fizeram uma salada de frutas sensacionalista que dava pena. Mesmo assim ficamos firmes e aguentamos até o final.

Basicamente, eles queriam saber quem eram os Iluminatis, porque querem dominar o mundo, porque dizem que o anticristo está vindo... Uma confusão. Ah, e claro, o que o RPG tem com tudo isso. Pois é. Tava danado o negócio.

Por um momento me pareceu que eles iam cair de pau no RPG, dizendo que o jogo influenciou os atentados... Afinal, tem alguns jogos com o nome "Iluminatti". Passou perto. Em todo debate gostei muito da postura do Del Debbio que sempre procurou deixar claro que RPG é só um jogo. Infelizmente a apresentadora, aparentemente limitadíssima, não conseguia entender.

Tentaram também meio que minar as tais sociedades "secretas" (só para os desinformados) falando dos seus interesses escusos ou formações duvidosas. Chegaram também a falar da veracidade da Bíblia. Nesse caso já deu pra imaginar a confusão, uma vez que o Quevedo não conseguia responder a simples pergunta: "o que está na Bíblia aconteceu?". O representante cético sempre atacava de modo bastante rude até.

O Del Debbio pareceu vacilar quando a apresentadora perguntou para ele de qual sociedade secreta ele fazia parte. Ele gaguejou e disse que não podia falar. Acho que no fundo ele não entendeu a pergunta. Pensou que ela queria o nome da sociedade. No fim ele disse que era maçom, o que não tem nenhum problema. Eu acho que não.

Resumo da ópera: por incrível que pareça teve o seu lado bom, o qual o Veybi concorda comigo. Nós assistimos a TV aberta deste país falar sobre algo diferente de novela ou fofocas de celebridades. Foi até de certa forma ousado, uma vez que são assuntos no mínimo interessantes mas de difícil degustação pelo público em geral. Houve uma tentativa de definir o que era o que. Mas com o tempo tão pequeno... Não sei. O debate apresentou um nível razoável e em poucos momentos descambou pra bagunça. O RPG não foi considerado coisa do demo. Por este prisma o resultado final foi positivo.

O estrago vem por outro lado. Não sei se isso ajudou o público a entender, compreender os assuntos tratados. Provavelmente, causou mais dúvidas e confusão. Até porque eles misturaram tanta coisa que no final acabaram até falando de reptilianos... Uma verdadeira mistureba de coisas. Agora o leigo deve estar dizendo que o Quevedo falou que RPG é coisa do demo e que causou o atentado de 11/9. Vai saber. A apresentadora é limitada e atravancou o debate um pouco. Não deixaram o Del Debbio falar muito. Isso foi ruim.

Acho que no fim das contas ver um cara como o Del Debbio na TV aberta é sinal que podemos ter uma certa possibilidade de um futuro um pouco melhor para nós, para o RPG, para todo mundo.

Daqui a pouco voltamos.

10 comentários:

  1. Ouço falar dos jogos de RPG, porém nunca cheguei a jogar, mas pelo que vejo é somente um jogo que as vezes eventualmente acaba se tornando violento (como acotece com a maioria dos jogos). Por isso, não tenho nada contra em específico ao RPG.

    O que eu não entendo é o que o Debbio vem fazendo através do blog dele e de programas como esse. Pelo que ouço falar a maçonaria seria uma coisa séria, preocupada com a humanidade, blá blá blá, etc.

    O que o Debbio faz é simplesmente uma bagunça religiosa com quem lê o blog dele. Ele se posiciona contra as igrejas caça niqueis ao mesmo tempo que coloca os ateus e céticos dentro de modelos ocultistas que só quem tem um bom conhecimento de cabala e coisas do gênero consegue entender.

    Outra coisa que me irrita bastante é quando ele se refere as pessoas não maçons como sendo "gado" dos maçons. Tudo bem, faz todo o sentido afinal as pesoas menos cultas geralmente são "gado" dos mais cultos, porém desde quando a maçonaria detém alguma forma de controle sobre o resto da humanidade?

    Acho isso uma viagem do Debbio, uma simples jogada de marketing para atrair audiência para o seu controvertido blog e para a venda de seus livros sobre RPG.. =\

    ResponderExcluir
  2. Já escutei falar muito de iluminatis,e não sei se acredito, fico em duvida pois só falamos algo quando ja vimos ou escutamos.E a maioria das coisas que estão na biblia ja aconteceram.E não é de hoje que escuto sobre esse chip q vão colocar em nós q vai substituir os documentos,isso é só desculpas para controlar nós ,e quem não tiver esse chip não vai podera fazer nada.( chip = sinal da besta) os adoradores do diabo (diabo=iluminatis) as pessoas só acreditam nas coisas quando esta acontecendo.dai vem o arrependimento.

    ResponderExcluir
  3. Olha só temos que esclarecer umas coisas:
    1) O jogo de RPG nunca se torna violento. O jogo em si, não estimula em nada a violência... Muito antes pelo contrário, a cooperação entre os jogadores é essencial. As pessoas é que são violentas. E aí as coisas podem ficar estranhas, se você misturar bebidas e drogas com RPG. Jogo a mais de 20 anos. Nunca, mas nunca mesmo tive sequer um problema com violência de jogadores.

    2- Acho que quando o DelDebbio fala GADO, quer dizer as pessoas que estão sendo manipuladas pela mídia, pelas outras igrejas.

    3- Bom quanto a ser uma jogada de marketing... sei lá! Eu particularmente nunca comprei um livro dele...

    ResponderExcluir
  4. Cara, na boa, do jeito que a mídia vende, acho que illuminatti não existe não.

    Agora se você considerar que poucas pessoas do mundo detêm uma quantidade absurda de poder, seja político ou monetário e capacidade para mudar as regras do jogo... Bom, esses devem ser portanto os illuminattis, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. CADA DIA Q PASSA FICA MAIS CLARO QUE O QUE DEUS DEIXOU ESCRITO NA BIBLIA ESTA ACONTECENDO POIS ESSES SEGUIDORES DO DIABO ESTÃO QUERENDO NOS CONFUDIR.MAIS COM A SABEDORIA QUE VEM DO ALTO NÃO DESVIAREMOS NEM PARA DIREITA NEM PARA A ESQUERDA.MAIS QUEM NÃO TEM ESSA CERTEZA JA ESTA EM TEMPO DE PROCURAR,[AMÉM].

    ResponderExcluir
  6. O DelDebbio não passa de um malandro que quer chamar a atenção para vender seus livrinhos e cursos de fim de semana.

    Ele sabe tanto de magia e iniciação verdadeiras quanto sabemos de física nuclear, no máximo ele faz uma compilação de materiais polêmicos que aparecem por aí tratando sobre magia. O que vi na rede TV uma vez foi um cara sem nenhuma força presencial levando um ferro do Quevedo na oratória.
    Uma prova é que a tal enciclopédia de mitologia não tem nenhum reconhecimento de gente importante no ramo.

    Tem tanta coisa na internet que aparece um cara com um pouquinho mais esperteza e discernimento e começa a tocar o pau em todo o mundo e dar a entender que tem a chave do sucesso iniciático. As questões que ele expoe no site dele são todas chupadas de pesquisadores, muita coisa mutilada e informações erradas e sem fontes.

    Ele diz que o RPG não leva a comportamentos agressivos e a crimes, porém ele está misturando magia com RPG.
    Faz isso para impressionar os consumidores mais jovens e com menos discernimento. A questão é que quando você influencia as pessoas a lidarem com campos perigosos como a magia prática você está assumindo uma responsabilidade. Quando você mistura RPG com textos originais de obras da magia está influenciando sim.

    É importante dizer que quem trabalha com essas sociedades secretas costuma não chamar atenção, costuma trabalhar pelo progresso coletivo de forma anônima, ao contrário do sujeito.

    Em conclusão vemos um cara que descobriu como explorar o público adolescente e faturar uma grana pagando de "magista".

    ResponderExcluir
  7. ISSO É TUDO BESTEIRA, CADA DIA Q PASSA FICA MAIS CLARO QUE O QUE DEUS DEIXOU ESCRITO NA BIBLIA ESTA ACONTECENDO POIS ESSES SEGUIDORES DO DIABO ESTÃO QUERENDO NOS CONFUDIR.MAIS COM A SABEDORIA QUE VEM DO ALTO NÃO DESVIAREMOS NEM PARA DIREITA NEM PARA A ESQUERDA.MAIS QUEM NÃO TEM ESSA CERTEZA JA ESTA EM TEMPO DE PROCURAR,

    CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS !

    ResponderExcluir
  8. Ao anônimo do comentário sobre o caráter do DelDebbio:

    Discernimento é o que eu concordo plenamente contigo.

    Não sou advogado do cara, nem pretendo defendê-lo. Longe disso, o blog não tem essa intenção. Contudo, algumas dúvidas surgem com relação a essa situação:

    1) Ele fala sobre assuntos, no mínimo, interessantes.

    2) Ele manipula as pessoas? Acho isso bastante controverso. Ele faz a propaganda dele. Nunca vi ele dizer comprem meus livros, eles são o que há em termos de iniciação e magia...

    3) Mistura de RPG e magia prática com certeza dará merda. Entretanto, jogar RPG requer não só uma capacidade imaginativa grande, como também, discernimento. Ninguém precisa fazer um ritual de magia dentro de jogo... Encená-lo é exagero e a grande maioria dos jogadores mais sérios, sabe que a beleza do jogo é, na maioria das vezes, jogar no máximo com lápis e papel na mão. Claro, discernimento é chave aqui.

    3) Concordo quando te referes ao anonimato. Agora, é bem difícil tentar despertar o discernimento das pessoas sendo anônimo. Ele fez uma escolha duvidosa é verdade, mas será que esse não é o objetivo dele?

    4) Teus comentários parecem ser de alguém que entende de magia e sociedades discretas. Qual é o caminho então? Como alcançar essa iluminação? É possível indicar ao neófito o caminho (livros, sociedades, magia prática) ou ele deve descobrir por si só?

    Agradeço pelo comentário. Este tipo de discussão é o que espero ter com estes posts. Abração!

    ResponderExcluir
  9. a questão não é quem esta certo e quem esta errado.A questão é eu não confio na igreja catolica por motivos que a história mostra,o papa ja andou falando sobre unificação das religiões em uma só,isso esta descrito no livro do apocalipse,porque a igreja catolica segue passos que quem sabe o minimo sobre os livros das revelações levara ao fim,quanto a palavra "gado" é só parar pra pensar hoje qualquer serhumano depende do dinheiro do outro
    quem tem mais dinhheiro detem controle sobre os outros,quanto a maçonaria há livros disponiveis sobre o assunto em lojas maçonicas,só que claro só até um certo grau,si não me engano só até o grau 11,ou 22,os assuntos direcionados a graus mais altos são exclusivos para membros da maçonaria,outra coisa eles ajudam entidades carentes,só que a intenção deles é formar um grupo de pessoas influentes na população,não é a toa que homens de grande poder inclusive no país são maçons como o ex-ministro palocci,a familia leão de ribeirão preto no interior de são paulo,o vice-presidente michel temer,esses são os que eu posso afirmar que são,hà algumas desconfianças de pessoas mais poderosas.E hoje os illuminatis são apenas pessoas do mais alto grau da maçonaria(33) que si juntam com fins no minimo duvidososos,e esse del debbio não é illuminati a idade dele não condiz com o grau necessário para isso,pra isso ele teria que ter engressado ja nas reuniões da sociedade com 14 anos e isso não acontece.

    ResponderExcluir