sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Seria esse o fim de Bruce Wayne?

Santa Escócia! Bruce ficará extremamente perturbado com um segredo do seu passado e deixará de ser o Batman.

Capa de Batman R.I.P. # 676.

Tanto vocês, assim como eu já deve ter ouvido isso. Crises, Invasões e por aí vai. Todas elas visando realinhar o universo, como você jamais sonhou.

Pois agora a DC Comics decidiu que Bruce Wayne irá deixar a vida de Batman de lado. Inúmeros sites com diversas e controversas suposições sobre o que vai acontecer com Bruce / Batman andam circulando por aí desde que Grant Morrison e Neil Gaiman foram anunciados como os roteiristas de Batman.

Batman R.I.P. já está rolando há algum tempo, com Morrison fazendo de tudo para enlouquecer de vez o Homem-Morcego. Como o título remete a morte de Bruce Wayne, Morrison foi questionado de todas as formas e acabou declarando ao CBR que o que vai acontecer com o personagem "é muito melhor que a morte. Roteiristas já mataram personagens no passado, mas isso finaliza a história! Eu quero manter a história rolando e mudando o tempo todo. E o que eu estou fazendo é muito pior que a morte. Algo que ninguém pode iria imaginar que isso podia acontecer com esses caras (super-heróis). Esse é o fim de Bruce Wayne como o Batman."

Dito isso, vamos aos fatos:
1) A DC lançou várias daquelas capas chocantes no que diz respeito a saga R.I.P. A última delas mostra Alfred segurando o manto de Batman com um ar de profundo pesar.

Capa de Batman R.I.P. #681 - Fim da saga.

2) Batman: The Dark Knight fez um sucesso estrondoso no mundo inteiro. Muito do que Nolan usou para a história do filme foi tomado diretamente dos quadrinhos, ou seja, anos de histórias (algumas fantásticas, outras nem tanto e ainda outras terríveis) levaram o filme ao sucesso, levando em conta a idéia de Bruce Wayne.

3) Gaiman já declarou ao USA Today que "É minha última história de Batman. E, de certa forma, pode ser vista como toda última história de Batman".

4) Dan Didio já comentou no LA Times que quando The Battle for the Cowl iniciar poderemos ver um novo personagem sob o manto de Batman. "É o fim de uma lenda" disse ele.

O Batman diferentemente de outros personagens da DC, é humano. E se levarmos em conta um universo mais realista (hum...) de Batman ele deveria realmente, um dia, largar a vida de herói. Só que isso já foi (muito bem) feito em Cavaleiro das Trevas de Frank Miller.

Com isso em mente, não seria um ótimo momento para "testar" qual seria a recepção do público a aposentadoria de Bruce Wayne? E levar outro Batman aos cinemas sem a história de Wayne por trás seria possível? Será que agora as HQs serão apenas o embrião, tubo de ensaios, para testar audiências cinematográficas?

E o que será que Grant Morrison quis dizer com algo muito pior que a morte? Enlouquecer? A DC tem falado muito em realinhamento do Universo..

No fim das contas, está será outra ótima história do Batman ou apenas mais uma Morte do Super-Homem? A reposta deve estar ao nosso dispor em alguns meses...

Nenhum comentário:

Postar um comentário