quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Os dia passam quadrados - Comentário

Publico aqui no blog a resposta que dei ao grande amigo Mente Inquieta do blog:
http://doisolhosescuros.blogspot.com/

Passa lá. O cara manda muito bem. Esta resposta se refere ao post:
Os dias passam quadrados - parte III (final)

Ele foi dividido em 3 partes. Leia os 3 posts no blog dele, por favor. Abaixo, a minha opinião.

Talvez eu esteja errado... Mas sou eu um dos decepcionados? Serei um advogado do Diabo, ok?

Senão vejamos:
1) Escolhemos essa profissão, muito mais pelo amor, sabendo da pouca remuneração;

2) Sabíamos da frustração que ela poderia trazer, uma vez que conhecemos muito bem a educação que temos neste país;

3)Nos entregamos de corpo e alma, por que acima de tudo queremos isso, uma vez que achamos que faremos a diferença;

Com tudo isso, e mais outra dúzia de coisas que eu poderia dizer, será que temos razão de reclamar?

Querido amigo e comentaristas e seguidores do teu blog: de modo algum desdenho da tua indignação. Até porque, me conheces muito bem, devido ao contato particular que temos, te esclareci algumas coisas que vivo no momento.

Sei muito bem da tua dedicação, coisa que sempre fizeste e penso que, no fundo, o salário seja só a ponta do iceberg. Temos acima de tudo um sentimento profundo de querer fazer mais e melhor. Não nos contentamos com o a miséria e mediocridade que fazem da educação. Queremos sim, fazer a diferença.

Sabemos que o salário é pouco e que temos dificuldades tremendas para executar estas tarefas em detrimento inclusive de nossas vidas pessoais.

Mas é só o salário que te indigna? É só os políticos? Não te irrita muitas vezes estar dialogando com os alunos, dando o melhor de ti, e os mesmos alunos ou até mesmo colegas, chegarem com aquele papo de "faz o teu servicinho, feijão com arroz, não precisa inventar moda não, pois o que nos interessa é o dinheiro na conta ou o diploma no fim de tudo isso"?

Não te irrita saber que universidades são tão ou mais corporativistas e, muitas delas decidem simplesmente "passar" alunos inconvenientes para não se incomodar?

Não te irrita te preparar, te dedicar e depois de 5 aulas teus alunos te olharem e dizer "não sei fazer Sor"?

Não te irrita lutar tanto tempo contra a maré e ver que ela não muda? Que as pessoas decidem simplesmente fazer parte do sistema, porque é muito mais fácil?

Te digo meu amigo, da mesma forma que apelei para ti por email, existe algum jeito de MUDAR isso?

Sinceramente, talvez se decidirmos que do jeito que está, a coisa não vai. Talvez se decidirmos que os projetos pedagógicos devam mudar ou serem criados visando destruir o sistema compartimentado de disciplinas que temos. Talvez.

Mas quem sou eu pra isso? Só mais um professor, que chega mais uma vez frustrado porque uma turma hoje , a qual sempre dei liberdade e acima disso, companheirismo, decidiu que falta matéria escrita no caderno. E essa é, para um coordenador que ouviu isso, a melhor desculpa para adiar uma prova.

Achei que o ensino superior recebia esse nome por ser superior. Desculpe, mas se eu não encontrar uma forma de mudar isso, talvez eu realmente ceda, e concorde com o sistema.

Desculpe meu azedume. Mas as coisas também não tem ajudado muito ultimamente. Se nós, as ditas "cabeças iluminadas" deste país, não acreditamos nem em nós mesmos, será que ainda podemos reclamar?

Grande abraço.

3 comentários:

  1. Seguinte...
    Antes de mais nada, parabéns pela volta à ativa. Tenho tentado voltar, mas tá difícil. Pelo menos estou com alguns textos velhos sendo publicados em um blog parceiro.

    2º... Desistir? JAMAIS!!!! Eu disse antes e repito (ainda sem saber o autor): "O mundo é um bom lugar para se viver e vale a pena lutar por ele. Bem, eu concordo com a segunda parte."
    Cara, por incrível que pareça, tenho visto muitas pessoas com este mesmo sentimento. Ainda não sei explicar exatamente, mas sinto algo se formando no horizonte.

    Abração e até mais.
    Veybi

    ResponderExcluir
  2. Não sei quem é o autor da frase, mas lembro do Morgan Freman dizendo-a no Seven.
    Mas a coisa realmente não é fácil, e vejo e ouço e leio muita gente se queixando. Vivemos tempos difíceis e mais ainda pelo fato de as pessoas estarem tão acomodadas...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. E aí meus queridos?

    Concordo com tudo. O que vamos fazer então? tenho idéias, mas aceito sugestões.

    ResponderExcluir