quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Escolas e sua relação com a Criatividade: Morte ou Vida?

Pois é. Acho que não existe melhor momento que este (pelo menos para mim) para discutir isso.

Antes que me perguntem: Ken Robinson, segundo a Santa Wikipedia é um autor inglês que fala muito sobre criatividade na Educação. Sim, o cara é controverso pacas, pelo que eu li rapidamente.

Chupinhado na caruda do MundoGump e da Irmandade do Véio Rosa. É importante lembrar que o vídeo faz parte do TED, que consiste em uma iniciativa de distribuir através da internet palestras de pessoas com grande conhecimento em uma área ou grandes expoentes da nossa civilização, tudo isso de grátis. A TED pode ser acessada com as palestras legendadas em português do Brasil neste link AQUI Ó. Abaixo, os vídeos:




Tá, e agora? Aguardo os seus comentários.

3 comentários:

  1. Mas ah! Eu tinha visto os vídeos ontem e hoje, quando penso em mandar o link para ti e para a Borboletinha, já vejo que se adiantou.

    Minha opinião: SIM! As escolas e mesmo as universidades estão alinhadas com a política de acabar com a criatividade. E eu bem sei como é difícil a luta para, em meio a tudo isto, tentar manter a mente aberta e funcionando. Infelizmente cada vez mais as pessoas são apenas "another brick on the wall"...

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, tenho de dizer que os vídeos são brilhantes... pelo menos esses dois, pq ainda não pude ver os outros... hehehe

    ... eu não quero ir longe demais, mesmo pq eu poderia discorrer laudas e laudas sobre o assunto, afinal, sou músico e em vias de me formar em Direito, com formação primária no Rosário e pai empresário e mãe inspetora do BC, ou seja, não foi muito fácil admitir ser músico... muito embora seja da minha natureza, de fato a opressão para quem encara o desafio de admitir ser um artista é muito grande, sem falar da "cultura do medo", ou seja, até que se prove o contrário, as coisas vão dar errado, portanto é melhor ser médico que dançarino... será??? hehehe

    Abraços, meu amigo Blando... sinto saudades do amigo... faz tempo que não nos falamos como outrora... hehehe

    ResponderExcluir
  3. Cara, é exatamente isso... Durante muitos anos (primordiais), da infância e adolescência, se castra (quando não se pune) a criatividade, mas depois, no mercado de trabalho, ela passa a ser requerida...
    Nos deixa sem palavras, por ser tão absurdamente certo e real. Incomoda e instiga.
    Há muito ainda a ser dito em relação a isso, e mais ainda a ser feito. Vamos fazer esse vídeo rodar!
    Abraço

    ResponderExcluir