segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Wikileaks: juízo final ou nova ordem mundial?


Este é um dos momentos mais interessantes e históricos que provavelmente já tivemos a chance de vivenciar. Ainda que estejamos vivendo a própria História a todo momento, este é um fato com um potencial gigantesco de modificar significativamente a balança do poder mundial e, consequentemente, afetar as vidas de todos nós. Não sabe do que eu estou falando? Onde você andava meu amigo?

Bom, o Wikileaks que tinha um outro site, mas que está espalhado agora por um monte de outros mirrors, tem como principal objetivo, e eu cito, "divulgar importantes notícias e trazer as informações pertinentes ao conhecimento do público, além de fornecer uma maneira inovadora, segura e anônima que permita o vazamento de informações para os nossos jornalistas. Uma de nossas atividades mais importantes é a publicação de material original juntamente com as notícias para que leitores e historiadores possam perceber a evidência da verdade". Ainda, segundo a Wikipedia, o Wkileaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

O Wikileaks veio a público oficialmente em 2007, mas foi em abril de 2010 que "o site publicou um vídeo mostrando um helicóptero Apache dos Estados Unidos, no contexto da ocupação do Iraque, matando pelo menos 12 pessoas - dentre as quais dois jornalistas da agência de notícias Reuters - durante um ataque a Bagdá, em 2007. O vídeo (Collateral Murder) é uma das mais notáveis publicações do site. Outro documento polêmico mostrado pelo site é a cópia de um manual de instruções para tratamento de prisioneiros na prisão militar norte-americana de Guantánamo, em Cuba".(fonte: Wikipedia)

Nos últimos meses o site ainda publicou milhares de documentos sigilosos e confidenciais que escancararam o jogo político internacional, revelando principalmente a chamada diplomacia, com lances capazes de corar até a falecida Dercy Gonçalves. São impressões, opiniões, modus operandi, intrigas, ações militares, manuais, escândalos financeiros e outras dúzias de coisas devidamente documentadas que escandalizaram a opinião pública mundial, principalmente no que diz respeito aos EUA. Ah, tem alguma coisa do Brasil também.

Tudo isso podia ser desmentido pelas fontes oficiais e o caô devidamente minimizada. Aliás, era o que grande parte dos jornalistas provavelmente esperava. Mas o que mais surpreendeu a todos foi o fato inegável de que tudo que foi jogado no site era na verdade OFICIAL. Alguns jornalistas analisaram todos os documentos e confirmaram a autenticidade da maioria dos documentos divulgados.

Impossibilitados de negar tudo isso os governos simplesmente entraram em modo "sentei na vara". Assange, o diretor do Wkileaks, foi devidamente acusado, não de ter vazado documentos secretos (seria isso crime?), mas de estrupo(!), por ter feito sexo sem camisinha na Suécia, por duas "vítimas". Uma delas inclusive já negou o fato. Alguns jornalistas já revelaram que ambas vítimas teriam ligação com a CIA.

Mas afinal, o que muda pra a humanidade? Essa é uma das perguntas ainda sem resposta. Interessante é analisar como a coisa está se desenrolando. Os governo americano forçou o Amazon, no qual o Wikileaks era hospedado, a tirarem o site do ar. Encagaçado, o Amazon tirou rapidinho. Entretanto, em uma jogada aparentemente já pensada, o Wikileaks ressurgiu tal qual o fênix e absolutamente mais forte. Agora ele está hospedado na Suécia, em um bunker nuclear(!). O motivo de estar ainda mais forte é o fato de ter se espalhado mundialmente em MILHARES de mirrors! Muita gente inundou o Wikileaks com emails com elogios, mas, principalmente, oferecendo-se para ajudar e saber como pode hospedar um mirror do site, traduzir documentos e até oferecer ainda mais informação confidencial. A prisão de Assange foi decretada pelas acusações de estrupo (e ele está preso na Suécia) e hackers atacaram sumariamente diversos bancos, além da Mastercard que teria cortado o crédito de Assange.

Assange ainda afirmou que isto é só o começo e que tem a bomba do Juízo Final nas suas mãos e que não tem medo de usá-la com a finalidade de revelar como os governantes pensam o mundo. Se tudo que foi revelado já impressionou, Assange garante que coisas muito mais escabrosas vão surgir, ainda mais que sua vida agora corre grande risco.

Assim como muitas outras ações que acontecem atualmente na WWWeb, onde diversas pessoas simplesmente oferecem o seu tempo, conhecimento e trabalho em prol de uma ação que para elas tenha uma significado maior, relevância para a nossa civilização ou para um grupo, sem receber nada em troca, parece que o Wikileaks já provou algo: alguns seres humanos não tem medo de se unir contra forças gigantescamente maiores que eles mesmos e estão dispostos a enfrentar quem quer que seja pela verdade, por um significado maior em suas existência e, por mais piegas que pareça, por um mundo melhor. Ou será que não?

Já vi de tudo na WWWeb sobre isso: a paranoia do momento é que isto é uma jogada ensaiada para que a censura chegue com força na WWWeb.Eu não levo muita fé nisso, uma vez que o próprio Assange era um hacker. Sei lá, não faz sentido. Já tem ufólogo exultante, uma vez que o próprio Assange diz ter informações até sobre OVNIs nos documentos. Há também analistas mais profundos que citam fatos como um vazamento de um livro sobre a corrupção no Quênia ter produzido mais dano aos autores que tentavam chamar a atenção do mundo para este problema. Outros, dizem que isso aumentou ainda mais as vendas do livro

Resta saber e (ousar) definir com o que estamos lidando agora: terrorismo de informação? O 4° Poder assumindo sua verdadeira posição? A verdade em busca de um expurgo e um exorcismo da humanidade? Vandalismo jornalístico? Algo que nem vamos lembrar semana que vem? A eticidade (falta de?) jornalística? O fim ou o início de um real 1984 de Orson Wells?

Não sei dizer. A resposta dessa pergunta deverá estar ou não nos livros de História futuros dependendo da gravidade com que isso vai mudar a vida de cada indivíduo neste planeta. Certamente, este é um dos maiores eventos jornalístico dos últimos tempos. Espero sinceramente que faça um bem maior do que apenas manchetes jornalísticas. Segue abaixo uns links que valem a pena ler sobre isso tudo, incluindo os comentários:

Secrecy News
Mundo Gump

2 comentários:

  1. Certamente vamos lembrar por muito tempo, espero. Na verdade, o 1984 começou há muito tempo, agora só está vindo à tona.
    Cara, este material é HISTÓRIA pura, na melhor e mais profunda acepção da palavra, isto não pode se perder. O que normalmente se faz com este tipo de documento é esperar passar muitas décadas para divulgar, para que os envolvidos não busquem reparações. Por um raro(íssimo) descuido, é uma fonte absurdamente rica que pode vir à tona, ajudando muito a entender HISTÓRIA, POLÍTICA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, JOGOS E MEANDROS DO PODER, PSICOLOGIA (porque não?), SOCIOLOGIA PÓS-MODERNA, etc. PELAMORDEDEUS, protejam este homem!!!

    ResponderExcluir
  2. 1 - Muito bom que voltou a escrever...
    2 - Podemos ler o que tu escreve, ou tu só quer escrever mesmo? Se pudermos ler... Coloca uma fonte decente, por favor. Esta está impossível de ler...

    Abração, e bem-vindo de volta ao mundo virtual.
    Veybi

    ResponderExcluir