sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Linux Mint: perfeito... Se não fosse o microfone... RESOLVIDO!

Eu já falei que eu estou num verdadeiro caso amoroso com o Linux? Não?

Pois então. Agora ele é o sistema default. Arram. Adeus Micro$oft. Sério. Tá bom, talvez só em máquina virtual, vá lá. Mas ainda estou resistindo bravamente.

O Linux vem arrasando já faz tempo. O Linux Mint 10 (Julia vrs) é o que há. Ele é baseado no Ubuntu, um linux dos mais amigáveis para o povo acostumado com "aquele SO que não pode ser dito da Micro$oft". A diferença do Mint e do Ubuntu é que o Mint vem mais "pronto" para usar... Você roda tudo, logo de cara. Filmes, músicas, DVDs, abre até os docxs da vida, se você instalar a versão de DVD mais completa! Dá uma olhadinha:
Minha área de trabalho... Olha ali o primo do Origin, QtiPlot.

Área de trabalho em CUBO!!!
Legal,né? E tudo rodando liso, liso... Sim meu amiguinho! Instalei tudo do pendrive! Pois é, consegui rodar tudo dali através de um programinha muito bala que permite transformar imagens ISO direto no pendrive em discos de instalação. Conto isso com detalhes em outro post. E ao contrário do que você pode pensar a instalação é ridiculamente fácil de fazer. Não doeu nada instalar o Mint... Bom... Quase nada.

O maldito problema do microfone. O pessoal que, tenho de reconhecer, se dedica muito, mas muito mesmo a produzir, compilar, testar e retestar milhares e milhares de linhas de código de programação, infelizmente não conseguiu resolver o famigerado problema do som no Linux, principalmente, do microfone no Linux.

Vejam, pode ser que eu esteja errado. O problema pode ser a dificuldade de fazer a coisa funcionar com algumas placas de som. Se você, usuário de Linux ainda não se deparou com este problema, você é um felizardo. Sério! Rejubile-se! Caso se dê o trabalho de dar uma olhadinha na WWWeb você vai ficar pasmo com a quantidade de gente que está tendo problemas com o microfone. E, estranhamente, a grande maioria, usuários de Linux no note e netbooks. Este é o meu caso, já que estou rodando do Mint em um Dell Vostro 1310, notoriamente conhecido por ter problemas com o Linux.

Faz mais ou menos uma semana que estou brigando com o Mint para fazer o tal do microfone funcionar. E que luta. Só aquela quantidade de abas que aparecem no meu navegador dá uma ideia de como estou tentando resolver isso. Depois de ler mais de uma dúzia de soluções diferentes, tentar aplicá-las e NENHUMA funcionar fiz o seguinte:

1) Fui no Menu>Gerenciador de pacotes;
2) Desinstalei todos os pacotes pulseaudio.
3) Tentei usar só os pacotes alsa. Não deu certo.
4) Reinstalei todos os pacotes pulseaudio.
5) Testei e o microfone funciona!

Eu sei, esse é o tutorial mais idiota que você já viu. Talvez uma atualização do pulseaudio tenha sido feita e nesse instala, desinstala eu nem tenha percebido.

Fiz muita coisa pelo terminal também, mas sinceramente, não sei o quanto disso ajudou, por isso nem vou mostrar isso aqui. Um detalhe importante é que o Controle de volume do PulseAudio acessado via Menu começou a funcionar, levando para este menu aqui:
Atentem para o volume do microfone!

Ele só funcionou no ganho máximo de 90%. Não sei exatamente porque, mas vou testar. De resto, tudo funciona em uma velocidade significativamente maior que "aquele outro SO".

Existe uma lista enorme de sites que ajudaram muito. Segue abaixo alguns deles:
IT Topics
UbuntuGeeks
Linux Tips and Tricks
Onda Linux
Ubuntu documentation
Ubuntu Wiki

Bom amigos, por enquanto é isso. Espero que isso ajude. Qualquer dúvida, deixa um comment aí.

2 comentários:

  1. Chê, confesso que, com toda essa idade, nunca fuçei em um pc com linux...

    ResponderExcluir
  2. Cara, hoje em dia não tem praticamente nenhum mistério... a não ser o do microfone... É basicamente muito parecido com o Windows e de graça!

    ResponderExcluir