quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

GURPS 3ed. VS GURPS 4ed. - por Elderheymn

O Elder resolveu compara os prós e os contras de ambas as edições do GURPS. As opiniões são dele e podemos respondê-lo nos comentários. Com vocês, Elder.

******************************
Bom, começamos a fuçar no GURPS 4ed. (4th) e descobri várias coisas que eu achei interessantes. Vou listar todas por número, e vocês podem dizer nos comentários quais as alterações que vocês gostaram e das que não gostaram, de acordo com os itens numerados.

1) No GURPS 3ed. (3th), bloqueio é metade da pericia escudo, aparar é metade da arma e esquiva é igual a deslocamento.
No 4th, segue isso, mas todas as defesas ganham um bonus de +3. Isso ocorreu porque ele acabaram com a DP da armadura. Acho isso legal porque agora os caras não são obrigados a ter armadura pra ter uma defesa razoável, e os magos podem finalmente se livrar das armaduras de couro.

O aparar da esgrima fica 1/2 + 3 como os outros e recebe um bonus de +3 se o defensor aparar se afastando do atacante (no lugar do antigo 2/3).
O aparar do bastão fica 1/2 +3 e ganha um bonus de +2 (no lugar do antigo
2/3). Bastão não é mais fisica dificil, mas sim fisica média. Gostei das
mudanças.


2) Armadura não fornece mais DP. Apenas escudo fornece DP. Armadura só dá
resistência a dano. Apesar de não saber ao certo se gostei ou não, o GURPS considera que para projetar alguém para trás uma pessoa, é necessário acertar ela.

Então "teoricamente" a armadura não deveria ajudar a se defender de um ataque desse tipo. Além disso, o "toque do mago" desconsidera a DP da armadura.

Meus pensamentos, acaba logo com ele troço e dá o +3 para toda defesa pra facilitar a vida. Pra quem usava loriga de escamas e cota de malha, não faz diferença alguma mesmo. Gostei da mudança.


3) Machados e maças não demoram mais 1 turno para preparar. Se tu ataca com eles o único penalti é que não pode defender com eles no mesmo turno porque são armas desbalanceadas. Acho que isso facilita horrores, até porque um monte de gente nunca pega machado e maça por causa do maldito turno de preparar. As únicas armas que tem que ser preparadas são as armas de haste. Gostei da mudança.


4) Aparência ficou mais barato. Antes os custos eram 5, 15 e 25. Reduziu para 4, 12, 16 e surgiu um 20. Carisma agora também dá bônus para perícias de falar em público como liderança. Gostei da mudança.


5) ST e HT custam 10 por nível e DX e IQ custam 20 por nível. Pelo que eu andei falando com o pessoal que joga comigo, isso dificulta MUITO a criação de personagens ladrões e magos e facilita só para guerreiros terem força estupidamente alta. Particularmente não gostei da mudança.


6) Fadiga agora é baseada em HT e pontos de vida é baseado em ST. O argumento é que um cara mais forte aguenta mais pancada e um cara com condicionamento físico melhor possui mais fadiga. Não sei se gostei ou não dessa mudança, na real pra mim não faz muita diferença. Teoricamente guerreiros são beneficiados, porque ganham mais pontos de vida (teoricamente) e magos são beneficiados (teoricamente) porque aumentam a sua HT para pegar mais fadiga, ou seja, tem maior chance de suceder em testes de HT.

E então, o que acharam?

6 comentários:

  1. Eu achei uma cara de pau enorme, porque tu ainda não postou teus comentários e eu disse que tu só podia botar no blog se botasse teus comentários a respeito também.

    Além disso, ainda estou esperando as regras do sistemas de magia de vocês...

    Elderheymn

    ResponderExcluir
  2. Cara, depois muda o texto que eu escrevi uma bobagem, no lugar de 3th, o correto é 3rd. Falou.

    Elder

    ResponderExcluir
  3. cara, você me ajudou muito, comecei a jogar agora e ainda não comprei o livro de campanhas da 4th edição, e como calcular o "aparar" só tinha lá, eu não tinha a minima ideia de como aparar, dai você explicou no post!
    parabens, melhorou o meu jogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Se quiser mais informações manda um email para:
      whalietric@gmail.com
      Eu consigo te colocar em contato com o especialista Elderheynm! Grande abraço!

      Excluir
  4. lambda, é de um certo site que faz podcast?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que eu saiba. :)
      Pelo menos eu não fiz nenhum podcast ainda. O blog está bem parado ultimamente. Mas se quiser mais matérias sobre RPG podemos encomendar... Tudo depende do público e do interesse. Grande abraço!

      Excluir