sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Desaprender (por LariJedi)

    Andando na rua esses dias, reparei como é grande a “moda do aprender”. Desde o governo até as pessoas na rua, o assunto educação está na boca do povo. São novas universidades surgindo a cada dia, o governo fazendo programas como bolsa-escola e pró-uni. Psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, professores todos reunidos em torno do assunto aprendizagem. Não digo que isso é de todo mal, mas... Há algo que hoje em dia, poucos percebem: que o problema não está em aprender, mas sim em desaprender.
    Aprender, todo mundo aprende. Ainda bem, se não seríamos uma massa de ignorantes. O problema é que agora tudo está muito rápido, o fluxo de informação que alguém recebe por dia é enorme. E, então, eu percebi que aprendendo as pessoas estão... Mas, existem coisas que elas estão esquecendo. Talvez por que já tenham aprendido isso há muito tempo atrás.
    Uma coisa que eu notei que foi desaprendida é o respeito. Em certa etapa de sua vida você até aprendeu o que isso significa. Mas hoje em dia quem tem tempo para praticar o respeito? Se você está atrasado para o serviço, dentro do seu carro, e uma velhinha atravessa a rua bem na frente... Uma vaga lembrança no seu cérebro até diz que você deve esperar a velhinha atravessar, mas daí você olha o relógio e lembra que está atrasado. Então aperta a buzina com força e diz vários desaforos para a senhora, e nesse momento você acabou de desaprender o que é respeito. Eu notei também, que hoje em dia, as crianças desaprenderam o que é ser criança. Não importa mais a brincadeira, o que importa é o brinquedo. A essência de brincar e ser feliz se perdeu, pois se você não tem o brinquedo mais caro, bonito ou “do momento”, nem pode brincar, pois não tem graça mesmo. Coitada das crianças! Nem aprenderam ao certo o que é ser criança e já desaprenderam.
     Então, eu torço para que as pessoas não aprendam mais e sim que elas não desaprendam o que já aprenderam. Complicado? É simples, apenas não esqueça as coisas importantes que você aprendeu na vida como: respeito, simplicidade, amizade... Pois, de que adianta você ser médico, advogado, engenheiro se você é mal-educado, esnobe, solitário... Ande na rua, reflita um pouco e você também verá que desaprendeu alguma coisa importante.

4 comentários:

  1. Cara, muito bom o que vc escreveu! é de se refletir!

    ResponderExcluir
  2. Será que tudo realmente mudou? Será que não está relacionado a isto o fato das pessoas cada vez terem mais medo? Medo de sair na rua, medo não conseguir ser o melhor, entre tantos outros tipos de medo?

    E será que tudo isso não tem a ver com as pessoas cada vez querendo mais? Querendo ter mais coisas, mais comodidade, mais segurança, mais tudo?

    Será que realmente desaprendemos ou simplesmente resolvemos esquecer tudo que era bom para que possamos sentir menos culpa ao sermos mais egoístas?

    Será que tudo não se resume simplesmente a frase: EU QUERO... E OUTROS QUE FODAM?

    Não sei... Não sei mesmo.

    ResponderExcluir
  3. É, é a porra do egoísmo e do INDIVIDUALISMO, tão característicos de nosso tempo. Honestidade e gentileza às vezes são motivos de deboche; esperto é quem se dá bem às custas dos outros...
    Inversão de valores total...

    ResponderExcluir
  4. O pior de tudo isso é que, eu acredito, percebemos isso todos os dias mas nós mesmos não fazemos nada para mudar isso.....

    ResponderExcluir