quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vida: caixinha de surpresas

Já faz algum tempo...

A nossa vida é certamente feita de decisões, mas, ainda mais certamente, das desistências. Claro, todas são decisões de uma maneira ou outra.

Eu sempre acreditei que estou cercado de amigos. Aliás, eu sempre pensei que lealdade e dedicação fossem complementares a amizade.

Hoje eu olho pra esse tempo que passou e percebo que a verdade única disso tudo se resume a uma simples, ainda que eu não quisesse acreditar, constatação: cada um de nós está sozinho.

Nada do que você possa fazer para alguém vai fazer com que as atitudes daquela pessoa para com você sejam diferentes. Você causou uma impressão aquela pessoa e, não se engane, nada, por mais que você se esforce, vai mudar o que ela pensa de você.

Isso é uma lição que todos devemos levar, principalmente na vida profissional. Você pode ter dedicado anos da sua vida a uma ideia, um ideal. Ninguém vai fazer nada por você. E se você é como eu, que muitas vezes abre mão daquilo que acredita por que pensa que lealdade e dedicação deveriam vir a frente: parabéns. Você também faz parte do mundo dos tolos, assim como eu.

Contudo, existe um detalhe técnico importante: eu não estou culpando os outros pelo erros que eu cometo. Ao contrário, fico muito chateado por ter sido ingênuo e imaturo o suficiente por não ter percebido isso antes. Só eu posso fazer por mim. Mesmo aqueles que te esquecem, que te botam pra baixo e que te ferram: tudo que fazem é porque sabem que estão sozinhos e, que nem tão lá no fundo, estão morrendo de medo de perder aquilo que conseguiram. O medo nos governa e a solidão o alimenta.

Nessas horas, que tem sido mais frequentes do que eu jamais pensaria que fossem, eu tento lembrar um pouco daquela filosofia de botequim. Um botequim sofisticado, estilo Rocky Balboa:
(...) The world ain't all sunshine and rainbows. It's a very mean and nasty place and I don't care how tough you are it will beat you to your knees and keep you there permanently if you let it. You, me, or nobody is gonna hit as hard as life. But it ain't about how hard ya hit. It's about how hard you can get it and keep moving forward. How much you can take and keep moving forward. That's how winning is done! Now if you know what you're worth then go out and get what you're worth. But ya gotta be willing to take the hits, and not pointing fingers saying you ain't where you wanna be because of him, or her, or anybody! Cowards do that and that ain't you! You're better than that! (...)
Pois é Rocky... Acho que tens toda razão... Só que a vida não é Hollywood também.

Mesmo assim, é preciso ter em mente:
1) Você está sozinho. Sério. Ninguém, nem sua família, vai fazer alguma coisa por você. É você, e mais ninguém.

2) Não é porque você está sozinho que você deve ferrar com todo mundo. As pessoas ao redor de você estão fazendo o melhor que podem, assim como você. Com todas suas idiossincrasias, uns mais, outros menos. Não se esqueça que só compartilhamos o mesmo barco. Portanto, não culpe os outros pelas suas falhas, decisões e desistências. Reconheça-as.

3) Se você conseguiu descobrir onde errou, você já deu um passo na direção certa. Se esse foi difícil, o próximo é ainda pior: corrija-se! Tenha a determinação de um leão faminto para evitar que você cometa os mesmos erros. Só isso vai levá-lo para a felicidade.

4) Destrua o seu egoísmo. Esse monstro dentro de um cada um de nós. Esse orgulho de que estamos sempre fazendo o que é melhor e que os outros é que erram. Pare de dizer para si mesmo que você é infeliz no seu trabalho, pois lhe falta motivação. Pare de achar que você merece trabalhar com aquilo que ama. Milhões de pessoas no mundo fazem aquilo que tem que fazer porque precisam ter um teto sobre a cabeça. Comece a pensar que é assim que as coisas são.

Eu podia ficar enumerando mais um monte de coisas aqui. Só que começar com essas 4 já vai ser duro o suficiente. Tomara que siga o que eu escrevi, pois apesar de já ter pelo menos enxergado isso, acho que não consigo fazer metade disso. E eu já sei que isso vai doer muito.

4 comentários:

  1. Dificilmente se verá um post mais amargo...
    A vida não é nada fácil. Não sei bem o que possa ter acontecido ao Mago, mas ainda prefiro acreditar que tem gente que valha a amizade, o companheirismo, a VIDA.
    Estamos aí, AMIGO!

    ResponderExcluir
  2. Tchê... Não sei se este é o post mais amargo... E a vida, bom.. A vida é uma caixinha de surpresas! :)

    O que anda acontecendo é algo ruim sim, e tem relação com pessoas que eu realmente julgava como amigos. É um tanto triste perceber a verdade: que era tudo interesse. É mais triste ainda chegar nessa idade e não ter percebido isso antes.

    Por outro lado, fiquei positivamente surpreendido ao perceber que algumas das pessoas que leram isso são realmente aqueles que hoje em dia eu posso considerar amigos, sem nenhum receio.
    Espero sinceramente ser desmentido quanto a tudo isso ao longo do tempo...

    ResponderExcluir
  3. Self pitty sucks my friend...

    O copo manda lembranças, e mandou te dizer que se quiser trocar uma idéia é só dar um alô. Também mandou dizer pra tu ser mais impulsivo/ativo, buscar as coisas no lugar de esperar que elas aconteçam. Evite fogo de palha, porque ele pega rápido mas apaga com o primeiro ventinho.

    Saudações, Elderheymn

    ResponderExcluir
  4. cof... cof... Minha nossa.. Tanto tempo sem atualizações fizeram uma senhora camada de poeira neste blog.

    Quanto ao texto, preciso dizer que discordo 100% de um dos tópicos: "você NÃO está sozinho". NUNCA (e olha que nunca é uma palavra difícil de ser usada em uma frase verdadeira).

    Agora, quanto a pessoas em que tu confiava te deixarem na mão... Bom, isto infelizmente pode ocorrer. Não vou escrever aqui o que acredito que este tipo de pessoa mereça para não aumentar a censura do blog para +21.

    Abração cara, e saiba que mesmo quando achar que está sozinho, não estará realmente, pois os amigos de verdade ainda estarão lá por ti.
    Saudações, de um amigo de verdade.

    ResponderExcluir