quinta-feira, 8 de maio de 2008

Crítica: Ironman

Surpreso. Sim, foi exatamente assim que eu me senti. Eu confesso que não esperava nada demais desse filme. E não é que é divertido?

O filme surpreende exatamente naquilo que todos os outros pecaram: é divertido, sem ser totalmente estúpido. Quarteto Fantástico mostrava uma história pouca amarrada (os dois filmes) com os seus personagens idiotizados. Homem Aranha 3 passava tão rápido as cenas de ação que nada se enxergava, além da história ter mais furos que a história do Ronaldo e seus travecos... XMen3 aparece mutante de tudo que é lado e o Wolvie liderando... Errr... Dá calafrios!

Ironman é um filme consistente. Sua história é sim fraca e simples, mas consegue sustentar o filme plenamente, sem que a explicação tenha que se repetir a cada 5 minutos. O ritmo é rápido mas o tom de diversão está sempre no ar. Tem seus erros e exageros, alguns pequenos problemas de continuidade. E nessa altuar meu querido leitor deve estar se perguntando: "Ma que palhaço, gostô ou não do filme, porra?" SIM e gostei muito! Porque é divertido!

Em nenhum momento o fator diversão foi sonegado. Em nenhum momento o espectador foi tratado de modo a estar no jardim de infância. O filme consegue arrancar risos, apresenta momentos românticos, cenas que você sussurra "que ducaralho" e mostra um Tony Stark bem canalha, cafajeste e malandrão. Aquele cara que adoramos odiar. E está tudo lá para os fãs e nerds xiitas (eu) no filme: evolução das armaduras, mortes (sim, as pessoas morrem! Mas não não tem sangue jorrando), Jim Rhodes (muito bem no apoio no filme todo e em uma cena impagável!), Pepper (sim apesar de tudo Gwyneth Paltrow está bem e bonitinha!) e o Ironmonger (Jeff Bridges no estilo mais crássico da vilania) e a Superintendência... Você querido nerd sabe do que eu estou falando... Aliás, olho vivo pois o símbolo deles fica pipocando o tempo inteiro no filme! Cara, eu vi uma HQ nos cinemas! E era exatamente isso que todos queriam!

A Marvel acerta a mão com Ironman e sai numa boa com a recém fundada Marvel Studios. Nitidamente a preocupação era fazer algo sem exageros pirotécnicos mas bem consistente. Claramente, teve mão de roteirista de HQ na história aparando miuto bem todas as possíveis arestas. Recomendo a ida ao cinema.

Ah, tem uma cena no fim dos créditos que vale o filme inteiro!!! AAAAAHHHH!!! Marvel rules!!! Os próximos anos prometem!

Mas Batman: TDK ainda vai matar a pau. E muito.

2 comentários:

  1. Veremos, veremos...
    Tô até curiosa pra ver e saber se ainda posso confiar nos teus gostos para filme!
    heheheh
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Vi o filme hoje, muito fera....
    Herói Engenheiro rules!!!
    Abraço
    Assamita

    ResponderExcluir