- Trancou essa m...
- Ah, aperta o "reset"...
Pois é, meus amigos... Ê Roger... Ê Roger...
Sempre que temos aquela travada no computador (você pobre usuário do Window$), certamente, já apertou o botão de reset... E não é que a DC resolveu fazer a mesma coisa?
Como assim?
Quem acompanha HQs e o Universo DC Comics em particular sabe que, de tempos em tempos, face a tantas porcarias escritas pelos roteiristas e criação absurda e irrestrita de uma centena de personagens inúteis, é realizada uma "faxina" temporal ou cronológica ou ambas... As famosas Crises: nas Infinitas Terras, de Identidade, Final, e por aí vai. Infelizmente, leitores em quadrinhos (principalmente o pessoal da antiga) é bastante dogmático quanto a cronologia.
Eu compreendo perfeitamente este ponto de vista, uma vez que as histórias podem construir e desconstruir um personagem, tendo implicações significativas nas suas ações futuras.
Vamos ver o seguinte:
1) O Universo DC estava tentando mudar de modo significativo seus personagens. Alguns exemplos claros: Batman Inc., no qual Batman decide "abrir a sua franquia" (sem trocadalhos, por favor) mundial, recrutando outros Batman, ou assemelhados pelo mundo... O Superman estava renunciado a sua cidadania americana, pois ele era um alienígena e, além disso, alguém que acreditava que suas ideias não se alinhavam mais com os rumos tomados pelo país... Entre uma e outra ideia de jegue, algumas coisas interessantes estavam pipocando podendo acarretar algumas boas histórias, com uma pegada um pouco menos "massaveística" que o normal.
2) O filme do Lanterna quase exprudindo por aí e o do Batman em produção.
3) A nova Crise: Flashpoint, que não tem o nome Crise no meio, mas que devido a uma travessura do Flash Reverso, a linha temporal como era conhecida não existia, fazendo com que diversos personagens como conhecemos simplesmente não existissem. Exemplos: Aquaman (voador agora) guerreava com a Mulher-Maravilha e quase destruíram o mundo neste choque Atlantes vs. Amazonas; Bruce Wayne tinha morrido e o Batman era Thomas Wayne (Hush ou Silêncio para os íntimos); o Superman tinha sido capturado pelos americanos; Hal Jordan nunca tinha recebido o anel... e por aí vai.
Frente a isso, muitos ficaram com o pé atrás no anúncio. Resetar de vez o universo é muito drástico, ainda mais com a Crise Final de cerca de um ano e pouco atrás...
Posto isso, nerds (vacinados) unidos do mundo passaram a perguntar:
1) É só uma "Ultimização", assim como a Marvel fez com os Supremos (Ultimates)?
2) É uma linha temporal derivada de Flashpoint e só?
3) É uma terra paralela? A DC era conhecida por ter o Multiverso, com diversos Supermans, Batmans, Lanternas, coisa que tinha sido extinta na Crise nas Infinitas Terras, ressurgida e sabe-se lá o que foi feito do Multiverso na Crise Final...
4) É REALMENTE o novo UDC? Ou seja, todas aquelas histórias legais e cronologia e origens de personagens... ahn... foram para o saco escrotal?
Respondendo somente a última pergunta, ao que tudo indica... SIM! Os heróis terão novos uniformes, origens, relacionamentos (mode Contigo! on: o Super vai carcar a Maravilhosa! : mode Contigo! off) e serão inclusive rejuvenescidos! Dá uma sacada na arte do Jim Lee aí, um dos responsáveis pela bagaça:
Não se sabe exatamente o que vai acontecer com os sidekicks, tais como Robin, que poderá ser limado do universo. Ah, viram que o Super tá com a cueca pra dentro da calça? XD
O mimimi já começou forte nos EUAs e aqui também já desceram as loucas dos tamanquitos. Combinado a tudo isso a DC vem com outra bomba muito mais mercadológica: vai lançar suas revistas SIMULTANEAMENTE em papel e digital! Alguns brasileiros já se ouriçaram por aqui, já que se cogita que cada revista digital sairia por 90 centavos de dólar, exprudindo de vez a Panini, distribuidora internacional da DC.
Como nesse caroço certamente tem angú, faço eu as seguintes considerações:
1) A DC Comics é uma empresa e como tal visa o lucro. Logo esse deve ser esse o pensamento: foda-se a mimimização de um monte de véio preocupada com a cronologia.
2) Atrair novos leitores, tornando os seus ícones mais contemporâneos é natural para que se consiga vender mais. Claro que isso implica em exprudir muito do que é o personagem e do que ele passou. E, certamente, poderá ser uma significativa quantidade de massa fecal jogada contra o aparelho movimentador de ar.
3) O sinal de alerta vermelho deve ter zunido na DC quando eles viram baixas vendas, principalmente fora dos EUAs e orçamento no vermelho. Logo, faz-se barulho, chama-se a atenção, se der tudo ainda mais errado do que estava, retorna-se a vaca fria. Aliás, o anúncio fez com que grande parte dos compradores americanos cancelassem assinaturas e compras antecipadas de revistas, prática comum lá.
4) Desespero. A Marvel vem vendendo mais que a DC há muito tempo (EUAs). Além disso, vem detonando, ainda que com qualidade questionável, em outras mídias. Isso é uma coisa que a DC não explora faz tempo, salvo o Batman (deu muito certo!), o Super (merda gigante) e o Lanterna (parece um cocozão enorme) recentemente nos cinemas. Claro que ainda enveredam pelas animações, onde a DC coleciona um sucesso bem mais significativo que a Marvel.
5) Reserva de mercado. A DC não vai simplesmente quebrar seu contrato com a Panini. Lançamento digital deve ser só pros EUAs. Assim com o HULU.com faz a DC deve fazer limitando IPs de fora do país. Tá, nada que um proxy não resolva...
6) Safardanagem. Tudo continua como era dantes na terra de abrantes. É só uma campanha viral pra bombar nas vendas. Acabando as 52 novas revistas que serão lançadas para recontar as alterações nos personagens, pega-se a calculadora e mede-se o lucro. Não deu certo? Pegadinha do malandro!
Deixo-vos com algunas pensamentos que tive logo que vi a imagem da Liga da Justiça desenhada pelo Jim que eu coloquei ali em cima:
-Caraca, o uniforme da Maravilhosa tá diferente. Tem colerinha e tudo... E calça!
-Ué cadê a cueca do Super?
-Porra, quexeira no Flash... Vou vomitar...
-O Cyborg tá tunadaço! Entrou no liga pelo sistema de cotas... Americano não faz herói negro sem ser tranqueira. Foda!
-Batman de armadura... Plausível... Mais alinhado com o do cinema.
-Cadê o anel do Lanterna? Sério? Que porraéssa?
-Aquaman... falar o que né? Ê DC... Ê DC... Não ta vendo que vai se suja toda... Ô meu Deus do céu, viu... XD
Nenhum comentário:
Postar um comentário